Contrex Engenharia e Serviço LTDA

A EMPRESA

Código de Conduta e Ética

Sumário

1     Objetivo

2     Documentos de referência

3     Considerações Gerais

 

OBJETIVO

Esta Política fixa o padrão de comportamento e postura profissional dos trabalhadores da Contrex diante de sua equipe, clientes, fornecedores, concorrentes e comunidade.

 

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas

Código Civil Brasileiro

 

CONSIDERAÇÕES GERAIS

3.1         Segurança Pessoal e Patrimonial

3.1.1     Auto segurança 

A Contrex acredita nos princípios da auto segurança.

“CABE AO TRABALHADOR A INICIATIVA DE SE PROTEGER”.

“CABE A EMPRESA ORIENTÁ-LO E PROVER OS MEIOS DE PROTEÇÃO”.

 

3.1.2     Ato inseguro e uso de EPI

a)   É responsabilidade do trabalhador, zelar por sua segurança individual e igualmente zelar pela das demais pessoas com quem se relaciona na empresa;

b)   É responsabilidade do trabalhador e do superior imediato procederem à análise de risco de acidentes e sua neutralização antes do início de qualquer atividade com potencial de risco;

c)   É Responsabilidade de todos, inclusive quando trabalhando sob administração do cliente, proceder à autoanálise dos riscos de acidentes, evitando ato inseguro devido à negligência e /ou imprudência;

d)   Nenhum trabalhador deve se considerar obrigado a trabalhar sob condições de inabilidade, não se justificando, portanto, o ato inseguro praticado por imperícia.

a)   É de responsabilidade de todos usar, portar e manter em condições de uso os EPI’s sob sua guarda;

b)   É de responsabilidade de todos inspecionar e solicitar ao superior imediato a substituição dos EPI’s sob sua guarda, quando impróprios ou com defeitos;

c)   É responsabilidade do próprio trabalhador identificar a necessidade de requisição de EPI’s para a realização de tarefas com segurança, fazendo a solicitação a seu superior imediato;

d)   Cabe ao superior imediato identificar as necessidades, orientar o uso e providenciar os EPI’s aplicáveis a cada atividade segundo seus graus de risco.

 

3.1.3     Normas internas dos clientes

a)   É responsabilidade de todos, quando trabalhando dentro das instalações dos Clientes acatar as suas normas internas de segurança;

b)   É responsabilidade da Contrex solicitar aos seus clientes a divulgação de suas normas de segurança, para os trabalhadores da Contrex.

 

3.1.4     Vícios pessoais

a)   É proibido ausentar-se do posto de trabalho durante o expediente para atender aos vícios de ordem pessoal;

d)   É responsabilidade de todos acatar as normas dos clientes pertinentes ao assunto, quando trabalhando em suas instalações.

 

3.1.5     Segurança patrimonial

a)   É responsabilidade do trabalhador zelar pela integridade, manutenção e uso adequado das ferramentas, instrumentos, máquinas ou instalações da Contrex ou dos clientes, que estejam sob sua guarda e uso;

b)   É proibido a posse ou uso em benefício próprio de produtos ou quaisquer meios de produção pertencentes à Contrex ou seus clientes, sem prévia autorização ou cessão formal por quem de direito.

 

3.1.6     Meio ambiente

Considerando que a Contrex tem como princípio fundamental o respeito ao meio ambiente, todos os trabalhadores devem, no exercício de suas atribuições, contribuir com suas atividades e habilidades na preservação do meio ambiente e evitar transtornos a comunidade.

 

Todos os negócios da Contrex devem ser conduzidos em total conformidade com os valores éticos e morais relacionados à legislação ambiental, com a busca de aperfeiçoamentos nos processos operacionais e na sua política de atuação, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável para que garanta que os riscos e os possíveis impactos ambientais sejam identificados e controlados de acordo com a legislação aplicável durante todo o ciclo de vida do empreendimento.

 

3.2      Conduta e Ética Profissional

3.2.1     Respeito aos colegas de trabalho 

a)   É proibida qualquer prática ou atitude que discrimine, prejudique ou constranja as pessoas no ambiente de trabalho;

b)   A empresa reconhece e valoriza toda atitude positiva e que contribua para o desenvolvimento profissional e satisfação no ambiente de trabalho;

c)   Todas as divergências no ambiente de trabalho devem ser mediadas pelo superior imediato e tratadas de forma profissional.

d)   É vedado cometer práticas abusivas no ambiente de trabalho como arrogância, maus-tratos e assédio sexual ou moral;

e)   É considerado intolerável qualquer conduta que possa ser caracterizada como discriminatória em razão de raça, origem, sexo, crença religiosa ou convicção política;

 

3.2.2     Lealdade à empresa

a)   É aconselhada e estimulada a procura de soluções internas para os problemas e dificuldades da empresa;

b)   É vedada a exposição de fatos e opiniões que exponham as dificuldades internas da empresa, diante de seus clientes, fornecedores e concorrentes;

c)   A empresa veda as práticas que colocam em risco seus interesses e de seus clientes e fornecedores.

d)   É vedado exercer atividades externas de interesse pessoal conflitantes com os interesses da Contrex ou relacionadas com as atividades desempenhadas na empresa;

e)   É responsabilidade de todos zelar pelo patrimônio interno e os recursos materiais disponibilizados utilizando-os de forma correta, legal e primordialmente para o desempenho das tarefas que atendam à Contrex, protegendo os de danos, manuseio inadequado, perdas ou extravios;

 

3.2.3     Respeito aos clientes

a)   É responsabilidade de todos, quando nas instalações do cliente, acatar suas orientações ou orientá-lo de forma polida, mantendo atitude profissional e de respeito;

b)   É responsabilidade de todos receber os clientes de forma cortês assegurando-se que se sinta bem e prestigiado, quando em nossas instalações.

c)   A Contrex mantém o respeito aos seus clientes por meio dos preceitos de boa fé e probidade que permeiam as relações comerciais a legislação vigente.

 

3.2.4     Respeito aos fornecedores

a)   A Contrex entende que seus fornecedores são parceiros importantes no desenvolvimento de suas atividades evitando tratamento desigual em função da relação comercial;

b)   É responsabilidade de todos atender e encaminhar de forma cortês todos fornecedores, quando em nossas instalações;

c)   Todas as relações comerciais devem ser embasadas em princípios éticos, honestos e de ganho mútuo;

d)   É responsabilidade de todos cumprir e fazer cumprir o que for trato.

 

3.3      Atitudes Recomendáveis

3.3.1     Desperdício 

a)   É responsabilidade de todos contribuir para a queda dos custos da Contrex e seus clientes combatendo o desperdício de forma criativa e disciplinada;

b)   É estimulado o uso racional dos recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades.

 

3.3.2     Limpeza, arrumação e organização

É responsabilidade de todos a limpeza do ambiente e condições de trabalho, o princípio desta responsabilidade baseia-se em:

a)   Não se sujar;

b)   Não sujar o ambiente;

c)   Limpar o que sujou;

d)   Quanto mais cedo limpar o que sujou melhor;

e)   Identificar e combater as fontes de sujeira;

f)     Dispor a sujeira em local adequado;

g)   Manter as instalações, máquinas, ferramentas e instrumentos da Contrex e dos Clientes limpos, organizados e arrumados;

h)   Contribuir com a manutenção da limpeza nas áreas de uso comum;

i)     Considerar o ato de limpar e tempo para fazê-lo como parte integrante de suas atividades.

j)     Apresentar sugestões para melhor organização e arrumação de materiais.

 

3.3.3     Disponibilidade funcional

A empresa reconhece e estimula a voluntariedade dos trabalhadores em atender as solicitações de emergência, baseada nos seguintes princípios estratégicos:

a)   O cliente é nossa razão funcional;

b)   A missão da empresa é atender as necessidades dos clientes;

c)   Se nossa empresa não atender, com certeza, um concorrente atenderá;

d)   A disponibilidade da empresa fortalece as relações de confiança e parceria com os Clientes;

e)   É responsabilidade do superior imediato, esclarecer as prioridades de emergência com os clientes, de forma a não submeter nosso pessoal a jornada de trabalho excessiva.

 

3.3.4     Atendimento ao horário de trabalho

Todo trabalhador deverá atender o horário de trabalho praticado na empresa ou seus clientes, quando em suas instalações, observando o estabelecido em lei.

 

A Contrex entende a necessidade de desconexão do trabalhador, para que o mesmo tenha de forma sadia sua vida familiar e comunitária.

 

3.3.5     Horas extras

As horas extras são indesejáveis e devem existir apenas para o atendimento de situações emergenciais dos clientes.

 

A compensação de horário é aceita na forma legal, observando-se os interesses da empresa e dos trabalhadores.

 

3.3.6     Comercialização interna

É proibida a venda de todo e qualquer produto durante o horário de trabalho, principalmente dentro da área do cliente.

 

Na sede só será permitida somente durante o horário de almoço e/ou após o expediente e em locais que não comprometam a imagem e o funcionamento da empresa.

 

3.3.7     Contribuições Políticas

São proibidas quaisquer contribuições ou doações a partidos políticos, campanhas políticas e/ ou candidatos a cargos públicos.

 

 

3.3.8     Doações Beneficentes

Contribuições e doações para fins filantrópicos ou beneficentes devem ser previamente aprovadas e documentadas, e somente podem ser feitas por razões beneficentes ou assistenciais legítimas. Toda solicitação de contribuição ou doação beneficente em nome da Contrex será feita por escrito e exigirá a aprovação prévia e unânime da Diretoria da Contrex. Toda solicitação de contribuição deverá ser cuidadosamente analisada, de maneira a se avaliar a idoneidade da entidade beneficiada e os riscos associados à contribuição ou doação. Se necessário, será feito um levantamento a respeito da entidade beneficiada, seu registro regular nos termos da lei, além de eventuais laços com Agentes Públicos (ou Pessoas Próximas) envolvidos em decisões que possam interessar à Contrex, ou na fiscalização de suas atividades.

 

A contribuição ou doação será obrigatoriamente feita em favor e em nome da instituição, nunca em nome de pessoa física. Em nenhuma hipótese o pagamento poderá ser feito em dinheiro ou por meio de depósito em conta corrente de pessoa física. Será sempre necessário obter recibo ou documento/comprovante equivalente detalhado e assinado pelo administrador legalmente constituído da instituição.

 

3.3.9     Brindes e Presentes

A Contrex se compromete a atender as normas definidas pelo cliente para entrega de brindes e presentes.

 

3.4      Aspecto legal e disciplinar

 

3.4.1     Trabalho Escravo e Infantil

a)    A Contrex não aceita, tanto dentro de suas empresas quanto com fornecedores, parceiros de negócios e clientes, trabalho escravo ou em condição análoga, bem como a exploração do trabalho infantil.  

b)   Se menor de idade entre 16 e 18 anos forem contratados, na condição de aprendiz seguindo as leis vigentes no País, a empresa assegura que o trabalho se dará em condições seguras, salubres, não periculosas e que não impedirá os seus estudos.

 

3.4.2     Discriminação

A Contrex não pratica a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, sexo, orientação sexual, associação a sindicato ou afiliação política, ou idade.

 

3.4.3     Assédio e Abuso de Poder

A Empresa não admite assédios, tais como sexual, econômico, moral ou de qualquer outra natureza, nem situações que configurem desrespeito, intimidação ou ameaça no relacionamento entre Colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico. O Colaborador que se considerar discriminado, humilhado ou alvo de preconceitos, pressão, práticas abusivas ou em situação de desrespeito e sentir-se constrangido deve comunicar e tratar do assunto com seu superior hierárquico.

 

3.4.4     Anticorrupção e Antissuborno

A Contrex não tolera qualquer tipo de prática ilícita ou relacionada à corrupção por parte de seus colaboradores, incluindo seus diretores, ou por parte de qualquer pessoa ou instituição que represente ou atue em seu nome. Com base nesse princípio geral de “tolerância zero” e transparência, conforme a Lei nº 12.846/2013 complementada pelo Decreto nº 8.420/15 do Brasil.

 

A Contrex se compromete a conduzir seus negócios de acordo com princípios éticos, rejeitando qualquer participação em atos de corrupção, extorsão, suborno, propina, favorecimentos pessoais ou outras práticas fraudulentas e demais formas de atos ilícitos ou criminosos. A falsificação de patentes, modelos, desenhos, marcas e qualquer violação de outros direitos de propriedade intelectual são estritamente proibidas e, se for detectada alguma irregularidade, dirigi-la à autoridade competente.

 

É dever de todos os colaboradores atender aos clientes com clareza, urbanidade, cortesia, presteza, eficiência, atitude positiva, objetivando atender ás suas necessidades e buscar o relacionamento de longo prazo, sempre em acordo com as políticas comerciais e objetivos corporativos da Contrex.

 

3.4.5     Lavagem de Dinheiro

“Lavagem de Dinheiro” é crime e a Contrex tem o dever de não permitir que a empresa seja utilizada com essa finalidade. Por isso orientamos e estimulamos os nossos trabalhadores e diretores a prevenção a esse tipo de atividade.

 

São consideradas “lavagem de dinheiro” todas as ações com o objetivo de colocar nos circuitos da atividade econômica legal de recursos obtidos a partir de atos ilícitos como tráfico de drogas, terrorismo, contrabando e ou tráfico de armas e munições, extorsão mediante sequestro, crimes contra a administração pública e o sistema financeiro nacional etc.

 

3.4.6     Limites de responsabilidade 

Embora a empresa responda globalmente por sua imagem, o ônus de culpa previsto no código civil e criminal é de responsabilidade do autor do dano, portanto, todo trabalhador responderá pessoalmente pela prática de atos ilícitos, de natureza civil ou criminal, quando em serviço.

 

3.4.7     Ação disciplinar

a)   A empresa se compromete em dar todas as condições e orientações no sentido de cumprir e fazer cumprir este Código de Postura;

b)   O não cumprimento e/ou inobservância deste Código de Postura, acarretará na aplicação das sanções previstas na CLT;

c)   Os casos omissos serão decididos pela Direção da empresa, após conhecimento do fato através das pessoas envolvidas ou por outro meio de apuração.

 

3.5      Aplicação

As normas contidas neste Código deverão ser apresentadas por ocasião da contratação.

Qualquer um que tenha dúvidas e incertezas sobre as disposições deste Código deve procurar o seu gestor imediato ou fazer contato junto ao setor jurídico pelo SAC da Contrex – sac@contrex.com.br.

 

© COPYRIGHT 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRODUZIDO PELA IMPACTA SOLUÇÕES WEB